Ambiente

Seca provoca diversos focos de incêndio na região

Apenas nesta terça-feira (3), pelo menos seis incêndios foram registrados

Foto: Carlos Queiroz - DP - Na Z3, fogo começou na noite de segunda

Por Helena Schuster
[email protected]
(estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

Pelo menos seis focos diferentes de incêndio foram registrados simultaneamente em Pelotas e em cidades vizinhas na tarde desta terça-feira (3). Segundo o 3º Batalhão de Bombeiros de Pelotas, todas as ocorrências estão relacionadas com a seca em campos e matas. Na última semana, a estimativa é que os bombeiros tenham atendido cerca de 15 focos de incêndio em campo por dia.

Nesta terça, em Pelotas, foram registrados incêndios na BR-116, no Distrito Industrial (próximo à Irgovel), na Colônia Z3, na Sanga Funda e atrás do condomínio Moradas Club 2. Os municípios de Cerrito e Capão do Leão também registraram ocorrências. Até o fechamento desta edição, os bombeiros já haviam controlado o fogo na Sanga Funda e estavam combatendo as chamas no Distrito Industrial, locais onde o fogo oferecia mais riscos.

Com apenas dois caminhões, a unidade de Pelotas se desloca num esquema de prioridades para atender todos os chamados. "Estamos saindo de um lugar para outro. É uma escolha daquilo que, naquele momento, oferece mais risco à vida e ao patrimônio", explica a instituição. Além de Pelotas, a unidade também é responsável por atender os municípios de Piratini, Cerrito, Pedro Osório, Canguçu e Morro Redondo.

Fogo na Colônia Z3
As chamas que atingiram uma área de vegetação na região conhecida como Cedrinho, na Colônia Z3, foram uma das ocorrências registradas pelos bombeiros nesta terça. Segundo moradores do local, o fogo começou na noite de segunda-feira. Apesar do incêndio estar próximo das casas, um açude separava os moradores do campo atingido pelas chamas.

Os moradores afirmam que esse tipo de incêndio costuma ocorrer na região e especulam que as causas do fogo sejam a queima de objetos e até bitucas de cigarro e outros itens deixados por pessoas que pescam no local. "Deve ser algum vandalismo que alguém faz. Como que vai pegar fogo assim do nada?", questiona uma moradora. Até o fechamento da reportagem, os bombeiros ainda não haviam ido até o local e o incêndio seguia em andamento, mas sem oferecer riscos aos moradores.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Clube Comercial enfrenta deterioração contínua Anterior

Clube Comercial enfrenta deterioração contínua

Pelotas registra 186 novos casos de Covid-19 Próximo

Pelotas registra 186 novos casos de Covid-19

Deixe seu comentário